Doenças "do passado" voltam a assombrar o Brasil
- Fabíola Dias
- 11 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

Nesta semana já falamos sobre o aumento alarmante dos casos de sarampo. Mas, infelizmente, essa não é a única doença "do passado" que pode ameaçar a saúde dos brasileiros: a poliomelite, a rubéola e a difteria também podem voltar a aparecer devido à vacinação insuficiente.
Informações incorretas, boatos e fake news podem estar por trás da queda na vacinação. Os índices menores de cobertura vacinal em todo o Brasil estão fazendo com que doenças já erradicadas voltem a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a aplicação de todas as vacinas do calendário adulto está abaixo da meta no país – incluindo a dose que protege contra o sarampo. Entre as crianças, a situação não é muito diferente: em 2017, apenas a BCG, que protege contra a tuberculose e é aplicada ainda na maternidade, atingia a meta de 90% de imunização. Em 312 municípios brasileiros, menos de 50% das crianças foram vacinadas contra a poliomielite. Apesar de erradicada no país desde 1990, a doença ainda é endêmica em três países (Nigéria, Afeganistão e Paquistão). Veja mais na Revista Encontro.
Comments