4 dúvidas sobre Glifosato, o herbicida mais usado no Brasil
- Fabíola Dias
- 30 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2021

Herbicida mais utilizado no Brasil, o glifosato tem sido tema de discussão judicial. No dia 3 de agosto, uma decisão da Justiça Federal, em Brasília, determinou sua suspensão até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dê prioridade à reavaliação toxicológica do produto. A situação preocupa produtores rurais em todo o Brasil, às vésperas do início do plantio da safra 2018/2019 de soja, principal cultura agrícola nacional.
Na opinião dos produtores, a suspensão do glifosato inviabiliza a adoção de práticas agrícolas consideradas mais sustentáveis, como o plantio direto, e levará a agricultura do país a um retrocesso no manejo da lavoura. Cientistas, por outro lado, admitem que os principais estudos científicos sobre o glifosato apresentam resultados conflitantes. Em algumas pesquisas, o glifosato causou diminuição da atividade de algumas enzimas em animais de laboratório. Porém, em outros estudos, os resultados não indicam qualquer associação do uso de produtos contendo glifosato com o câncer.
Enquanto a polêmica prossegue, conheça as principais perguntas e respostas sobre a substância na matéria da revista Globo Rural.
Comments