top of page

Blog Pratic

Buscar

Vacinação contra febre aftosa para além das fronteiras

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • 14 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

vacas

Autoridades sanitárias do Brasil e da Venezuela vão elaborar conjuntamente um plano de atualização de registro de propriedades, produtores e rebanhos, e vacinar contra febre aftosa todos bovinos e bubalinos nos municípios venezuelanos Gran Sabana e Sifontes, e no brasileiro de Pacaraima (RR), a partir de 1º de outubro. A última ocorrência de aftosa no rebanho venezuelano foi registrada em 2013.

A Febre Aftosa (FA) é uma enfermidade altamente contagiosa que causa enormes perdas na pecuária da região das Américas desde 1870. Ela tem impacto direto na produção de carne e leite, o que leva à diminuição da disponibilidade de proteína animal para a população. O efeito negativo se reflete também na comercialização interna e externa entre os países das Américas e na exportação de carne e animais aos mercados mundiais. Estes fatores são ainda mais relevantes se considerarmos que essa região representa a maior área mundial de produção pecuária comercial, com capacidade de responder a demanda mundial de proteína de origem animal.

As atividades do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA, que faz parte da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde - OPAS/OMS), deram origem, em 1988, ao Plano Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), que engloba os programas nacionais de controle e erradicação da FA nas áreas afetadas. A vacinação de outubro vai acontecer de acordo com compromissos do país alinhados com Plano Hemisférico para Febre Aftosa.

 
 
 
Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page