Conheça as 3 principais técnicas de resfriamento de carne na indústria
- Fabíola Dias
- 17 de out de 2018
- 1 min de leitura

O resfriamento adequado é crucial para a fabricação de produtos à base de carne com qualidade e inocuidade. Ele é o processo que consiste na diminuição da temperatura da carne sem que ela chegue ao congelamento. Cientificamente falando, esse processo pode ocorrer de três maneiras: condução, convecção e radiação.
A condução é a transferência de calor por meio de contato físico. Na convecção, há transferência de calor quando partes com temperaturas mais elevadas de um líquido ou gás se movimentam e se misturam com partes com temperaturas mais baixas. Já na radiação, a transferência de calor se dá de um corpo com temperatura mais elevada para um com temperatura mais baixa por intermédio de ondas eletromagnéticas que atravessam o espaço.
Produtos embutidos, como as linguiças, são mais comumente resfriados dispondo-os em líquidos ou gases frios, normalmente água ou ar. Quando o líquido ou o gás mais frios entram em contato com os embutidos mais quentes, o calor é transferido aos primeiros por convecção.
Saiba mais sobre todas as técnicas no site CarneTec.
Comments