Salmonella resistente a antibióticos
- Fabíola Dias
- 8 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

Pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP) sequenciaram o genoma da bactéria salmonella e descobriram que a maioria das 90 amostras pesquisadas apresentou resistências a diferentes classes de antibióticos. O estudo identificou 39 genes responsáveis por essa resistência.
A salmonella é a bactéria mais frequente nos surtos de infecções alimentares, diarreias e gastroenterites, representando 14,4% dos quase 220 mil casos entre 2000 e 2015, segundo dados do Ministério da Saúde. As conclusões do estudo reforçam a importância do cuidado na conservação e higienização dos alimentos como medidas preventivas.
Uma das pesquisadoras responsável pelo estudo afirma que os antibióticos são uma segunda linha de defesa, usados quando os microrganismos não são mortos pelo sistema imunológico do paciente, uma vez que normalmente a salmonelose é uma doença autolimitada e que não precisa do uso de antibióticos. A resistência dos vários tipos da bactéria é preocupante porque torna inúteis a maioria das drogas disponíveis para tratamento.
Comments