Governo bate novo recorde e chega a 166 agrotóxicos liberados em 2019
- Fabíola Dias
- 8 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

O governo Jair Bolsonaro (PSL) bateu um novo recorde de liberação de agrotóxicos: são 166 novas aprovações somente em 2019, após a concessão de 12 novos registros no último dia 30.
Estatísticas anteriores já apontavam que o governo vinha em linha ascendente na autorização desse tipo de produto. Nos primeiros dois meses do ano, foram 86 novos registros. Ao final de março, o total chegou a 121. Agora, ao atingir a marca de 166, o país atualiza o número total de agrotóxicos para 2.232, considerando os herbicidas em circulação no mercado.
Especialistas afirmam que não temos tantos problemas agrícolas no Brasil que justifiquem essa quantidade de produtos. Para eles, se os novos agrotóxicos liberados forem mais eficientes e menos perigosos, os antigos deveriam ser retirados do mercado.
Entre os novos produtos liberados, 24 são considerados “altamente tóxicos” e 49 estão dentro da escala dos “extremamente tóxicos”. Juntos, eles representam 43,9% do total. A classificação é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a chancela final é dada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Comments