top of page

Blog Pratic

Ferrugem Asiática pode elevar preço do óleo de soja em 10%

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • 11 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

A soja é consumida diariamente ou é matéria-prima para muitos produtos no Brasil como, por exemplo, produtos integrais, farelos e óleo, além de ser componente de diversos tipos de rações animais. Também é utilizada na indústria do biodiesel e da beleza, limpeza e medicamentos.

As perdas na lavoura podem impactar diretamente os preços ao consumidor. Fatores como clima, doenças e pragas podem causar prejuízos na qualidade e até diminuir a oferta de produto, gerando inflação nos alimentos. As pragas de maior incidência são a Helicoverpa e a Ferrugem Asiática, capazes de causar perdas de aproximadamente 30% da produção nacional. O não controle de lagartas, percevejos e mosca branca também causa perdas elevadas, que podem superar os 20%, segundo pesquisas técnicas.

Os preços dos coprodutos, especialmente farelo e óleo bruto, registram impactos mais diretos, e os aumentos dos preços da matéria-prima são repassados aos produtos finais no varejo, afetando toda a população, especialmente a camada mais pobre. Pesquisadores acreditam que a redução na oferta deve causar uma elevação nos preços da soja em grão de aproximadamente 22,9% no médio prazo. Os valores do óleo de soja responderão com aumento de 10,6%; os do leite, de 4%; os da margarina, de 3,1%; os do frango, de 2,8%; os dos ovos, de 2,6%; os da carne suína, 1,4%; e os da carne bovina, de 1,1%.

Fonte: Agrolink

 
 
 

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page