Formação profissional em Vigilância Sanitária
- Fabíola Dias
- 24 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

A Anvisa publicou o Diagnóstico Situacional dos Processos de Formação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). De acordo com o Portal da agência, a atividade é pioneira no âmbito do Sistema e o relatório apresenta um amplo panorama do SNVS, com a sua caracterização, os seus programas de formação e a avaliação das suas ações de capacitação, além de missão, visão e valores. Com essas informações, inicia-se a primeira etapa para a construção de um Modelo para Formação e Desenvolvimento Profissional em Vigilância Sanitária. Capacitar os profissionais que atuam no ramo irá favorecer que o exercício das atividades seja muito mais preciso e em consonância com o que pede os documentos da Instituição.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável por exercer o controle sanitário de diversos produtos e serviços, a fim de garantir que os devidos procedimentos estejam de acordo com o estabelecido pelo órgão. Além de assegurar que alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros, não interfira negativamente na saúde das pessoas, esse também é uma forma de regular a higiene dos espaços. Contudo, para que os agentes estejam devidamente capacitados para essa atividade, é indispensável que existam meios de buscar formação. Pensando justamente nisso, e para aumentar essa rede de profissionais qualificados, a Formação e Desenvolvimento Profissional em Vigilância Sanitária da SNVS tem gerado expectativa no setor.
A construção da ferramenta para Formação e Desenvolvimento Profissional em Vigilância Sanitária do SNVS estará pautada em uma série de atividades que darão corpo a um modelo capaz de atender às necessidades de capacitação e atuação da vigilância sanitária no país. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) são parceiros nesse trabalho.
Fonte: Portal Terra