top of page

Blog Pratic

Buscar

Conheça o Extinction Rebellion, que já chegou ao Brasil

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • 7 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

Aconteceu numa terça-feira qualquer: pedestres caminhavam em uma rua movimentada no centro de Londres quando, de repente, parte deles se vira em direção a um grandioso e bonito edifício construído em 1906 e começa a vandalizá-lo. É a embaixada brasileira na capital britânica. Jogam tinta vermelha em sua fachada e escrevem palavras de ordem como "Stop Ecocide" (pare o ecocídio) nas paredes. Dois sobem em cima de um toldo, enquanto outros três usam cola nas mãos para se grudar às janelas do prédio.

Todos eles fazem parte do Extinction Rebellion ou (XR na sigla adotada), movimento de ativismo ambiental que nasceu em 2018 no Reino Unido e que, agora, quer parar Londres novamente. O grupo planeja ocupar três espaços notórios e movimentados no centro da capital britânica: a Trafalgar Square (na área onde fica a embaixada brasileira), a ponte Westminster e o The Mall, uma avenida importante que liga o Palácio de Buckingham à praça Trafalgar e por onde monarcas e chefes de Estado transitam em cerimonial quando visitam o Reino Unido.

"Extinction" significa extinção e, "rebellion", rebelião. Membros do grupo dizem querer promover uma rebelião contra a extinção das espécies, inclusive a humana, algo que, afirmam, vai acontecer se nada for feito agora por nossos representantes políticos para impedir a mudança climática. No Brasil, já existe um grupo organizando uma versão brasileira do Extinction Rebellion, que será chamada de "Rebelião ou Extinção".

Fonte: BBC Brasil

 
 
 

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page