Segurança no trabalho como diferencial para o êxito das organizações
- Fabíola Dias
- 14 de out. de 2019
- 2 min de leitura

A valorização do material humano é um diferencial para o êxito das empresas. Refletir sobre como esse patrimônio vem sendo aproveitado, mantido e cuidado tornou-se uma tarefa obrigatória a partir dos avanços da globalização, quando a agilidade passou a ser um diferencial na disputa de mercado e os afastamentos por acidentes começaram a ser notados como um fator capaz de prejudicar a cadeia produtiva.
De acordo com dados da Previdência, entre 2014 e 2018, o país registrou 1,8 milhão de afastamentos por acidentes de trabalho, figurando em quarta posição no ranking dos países com mais ocorrências do tipo. Para reverter esse quadro, a tecnologia se torna uma grande aliada, sobretudo da indústria, pois além de otimizar o tempo dos processos, oferece opções para garantir a segurança dos que estão no comando, na supervisão e na operação das máquinas.
Entretanto, é preciso lembrar que a segurança do trabalho vai muito além do uso correto dos EPIs. Que eles são necessários, não há dúvidas, mas além deles é preciso investir em equipamentos que fazem parte do dia a dia de quem está na linha de produção. Vale comparar a relação entre os gastos evitados versus o valor do investimento, tais como perda na produção por funcionário afastado, contratação de mão de obra temporária, prejuízos materiais, indenizações e ações na justiça. Colocando na ponta do lápis, a segurança dos colaboradores é mais do que fundamental para o sucesso de uma empresa.
No processo de adequação dos parques fabris, todos saem no lucro, quem contrata e quem é contratado, pois essa é a única forma de manter o cuidado e o ritmo de produtividade, garantindo uma relação sadia e longeva entre patrões e empregados.
Fonte: CarneTec
Comments