Cosméticos também precisam da Anvisa!
- Fabíola Dias
- 17 de dez. de 2019
- 1 min de leitura

Nem só de alimentos e medicamentos vive a Anvisa. O mundo dos cosméticos também precisa de regulação e fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Afinal, eles podem fazer tão mal à saúde quanto um alimento contaminado.
No Brasil, o apelo dos produtos similares ou falsificados vem do preço. Vários sites e empresas oferecem cosméticos importados com preços muito atrativos, e o consumidor acaba se empolgando e esquece de verificar os registros, certificações e selos que garantem a segurança do produto.
Quando o produto é autorizado pela Anvisa, tudo o que está escrito nas embalagens precisa ser real: as matérias primas, certificações etc. Mesmo os produtos importados precisam do certificado da Agência para serem comercializados por aqui.
Já os cosméticos falsificadoschegam através de contrabando, portanto não tem ninguém regulando ou controlando para ver se as regras estão ou não sendo cumpridas. Eles são de fato mais baratos, pois não seguem todos os processos de produção necessários e, muitas vezes, contém substâncias que podem fazer mal para o seu corpo, como matérias-primas contaminantes, alergênicas e até chumbo e metais pesado.
Fonte: Capricho
Comments