Anvisa atualiza requisitos para rótulos de suplementos alimentares
- Fabíola Dias
- 12 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as listas de constituintes, limites de uso, alegações e rotulagem complementar dos suplementos alimentares. No caso dos novos requisitos de rotulagem, os fabricantes terão prazo de dois anos para as adequações.
O documento inclui, por exemplo, diversas substâncias na lista de suplementos para bebês e crianças até 3 anos e atualiza as listas de limites mínimos e máximo de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos que devem ser fornecidos e não ultrapassados por esses produtos, na recomendação diária de consumo e por grupo populacional indicado pelo fabricante.
Também foram atualizadas as listas de alegações autorizadas e de requisitos de rotulagem. As alegações são as informações adicionais sobre a composição e benefícios dos produtos. Por exemplo, agora os fabricantes poderão incluir a seguinte alegação nas embalagens: “O amido de milho resistente auxilia na absorção de cálcio dos alimentos e na sua retenção nos ossos”. Mas, de acordo com o documento, isso só poderá ser feito em suplementos alimentares que forneçam no mínimo 10g de fibra de amido de milho resistente na recomendação diária de consumo.
Fonte: Agência Brasil
Comments