Linguiça de Maracaju pode receber o Selo Arte
- Fabíola Dias
- 22 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou a Instrução Normativa 61, que estabelece o regulamento para o enquadramento dos produtos cárneos artesanais para a concessão do Selo Arte. A regulamentação ocorre na mesma semana em que a Semagro (Secretaria de meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) do Mato Grosso do Sul já realizava visita de orientação ao estabelecimento que produz artesanalmente a “Linguiça Tradicional de Maracaju" – na Casa de carne Big Boi, no município de Maracaju.
A Linguiça de Maracaju é fabricada artesanalmente e possui os requisitos para o recebimento do Selo arte, pois tem o registro em um Serviço de Inspeção Oficial e vínculo tradicional/regional/cultural, possuindo inclusive, identificação geográfica. Os estados e o Distrito Federal deverão reconhecer, por meio de protocolos específicos, os produtos artesanais de seus territórios, considerando a rastreabilidade da matéria prima quando cabível.
As avaliações dos documentos de comprovação do cumprimento das boas práticas serão realizadas pelos estados e pelo Distrito Federal, responsáveis pela concessão do Selo Arte. No caso das boas práticas agropecuárias, o trabalho poderá ser realizado pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Em relação à fabricação, as avaliações poderão ser feitas pelos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal.
Fonte: Capital News
Commentaires