Manual traz orientações sobre avicultura orgânica
- Fabíola Dias
- 29 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

No Brasil, o consumo de alimentos orgânicos vem aumentando significativamente. A ingestão no país passou de 19% para 31% entre 2019 e 2021, como mostram os dados levantados pela Associação de Promoção dos Orgânicos.
O destaque vai para o Centro Oeste, que é a região com maior aumento de consumidores. No centro do país, a preferência entre aqueles que preferem os orgânicos passou de 17% para 39%. O mercado orgânico, não só no Brasil como no mundo inteiro, teve um aquecimento depois da pandemia. Os consumidores estão buscando uma alimentação mais saudável para se abastecer, e se preocupando mais com o meio ambiente.
O aumento da busca por uma alimentação mais saudável se tornou também uma oportunidade de negócio para muitos produtores rurais. A avicultura orgânica é um dos setores em que essa oportunidade pode ser verificada. Hoje existe um público bem seleto que está consumindo mais ovos caipiras, por exemplo.
Avicultura Orgânica
Para que a avicultura seja considerada orgânica e receba o certificado de produto orgânico emitido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ela precisa obedecer algumas normas. Entre elas:
Os animais devem ficar soltos em área externa no mínimo 6 horas por dia.
Qualquer método que limite permanentemente os movimentos naturais dos animais é proibido.
O ambiente interno deve conter poleiros, ninhos, bebedouros e comedouros.
O uso de medicamentos convencionais, como antibióticos e corticóides, é vedado.
A alimentação deve ser natural, ou seja, isenta compostos e suplementos químicos ou sintéticos.
Para orientar produtores e profissionais sobre as normas de criação de aves em sistema orgânico de produção, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto do Bem-Estar, em parceria com o Mapa, lançaram o manual de avicultura orgânica, com foco nas galinhas de postura e frangos de corte.
O conteúdo informa o que é proibido, o que é obrigatório e o que é recomendado a fazer na produção de aves orgânicas, tendo em vista a atualização da legislação de produção orgânica brasileira, pela publicação da portaria 52/2021.
A divulgação do manual ocorrerá em diversos estados com a participação de técnicos, estudantes e produtores. O material segue exatamente as estrutura de legislação e está organizado de forma bem didática. O manual está disponível para download de forma gratuita no site do Ministério da Agricultura.
Fonte: Canal Rural
Comments