top of page

Blog Pratic

Buscar

Anvisa estuda mudar rotulagem e eliminar gordura trans dos alimentos

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • 14 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda uma mudança na rotulagem dos alimentos para deixar as informações mais claras aos consumidores. O órgão também deve determinar a retirada completa das gorduras trans dos alimentos após um período de redução no limite permitido.

Os processos regulatórios da Anvisa partem do princípio da missão do órgão, que é proteger e promover a saúde da população mediante intervenção nos riscos decorrentes da produção de alimentos. O processo começa com planejamento regulatório, de quatro anos. Toda a sociedade se envolve na decisão de quais temas serão priorizados, durante audiências públicas. Depois que agenda é estabelecida, determinam-se as ações que serão executadas, com intervenções que passam por instruções normativas, regramentos de conduta, orientação e educação.

A mudança na rotulagem dos alimentos, cujo cronograma está na fase de avaliação da diretoria colegiada do órgão em setembro, entrou no debate em 2017. Os debates reuniram 3,5 mil participantes entre profissionais de saúde, consumidores e setores produtivos.

Já foi feito um relatório para facilitar o uso da rotulagem nutricional para realização de escolha alimentares. Melhor contraste, legibilidade, reduzir situações que geram engano, facilitar a comparação dos alimentos, aprimorar a precisão dos valores e ampliar a abrangência das informações foram algumas das melhorias. Na questão da gordura trans, a Anvisa está na fase de audiências para ver se as ações são adequadas para gerenciar o risco de doença cardiovasculares.

 
 
 

Comments


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page