Amaciamento mecânico de carnes já é prática consolidada
- Fabíola Dias
- 10 de set. de 2019
- 1 min de leitura

Em diferentes espécies de açougue, o processamento de carcaças e cortes cárneos amaciados mecanicamente é uma prática tecnológica consolidada internacionalmente. Há mais de 40 anos essa tecnologia tem sido estudada pela academia e aplicada na indústria, em países desenvolvidos e com eficácia e melhorias contínuas.
Essa prática tecnológica surgiu em razão da necessidade de atender às reivindicações do próprio mercado por cortes cárneos mais macios e suculentos, que satisfizesse o prazer gustativo dos consumidores, sem prejuízo nutricional e da garantia das demais características necessárias de qualidade. A textura final de diferentes peças de um mesmo tipo de corte pode variar muito dependendo da idade do animal no momento do abate, da técnica e da forma de elaboração industrial do corte, entre tantos outros fatores envolvidos em sua cadeia produtiva.
Por isso, o amaciamento mecânico post-mortem deve ser um procedimento a ser adotado pela indústria para padronizar e melhorar a maciez e suculência da carne, visando satisfazer as expectativas dos consumidores. A tecnologia de amaciamento da carne das diferentes espécies de açougue pela técnica de amaciamento mecânico e a agregação de soluções funcionais consistem em um tema consolidado internacionalmente e muito bem documentado cientificamente.
Fonte: CarneTec























Comentários