Rotulagem nutricional contribui para prevenção de doenças
- Fabíola Dias
- 1 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

Você tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos? Ali tem informações muito importantes sobre o que estamos consumindo. Entretanto, nem sempre é fácil entender o que está escrito nas embalagens. A composição do produto é o que mais importa na hora da escolha. A lista de ingredientes também é importante porque mostra na ordem de quantidade, do maior para o menor. Primeiro vem os ingredientes e depois os aditivos.
Pensando em melhorar a rotulagem dos alimentos, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, abriu uma consulta pública no mês de setembro para que os rótulos tragam informações mais claras. A busca por uma rotulagem adequada e que contribua para promover o acesso à informação é uma das principais estratégias para combater a existência de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da obesidade.
O modelo de advertência, um dos mais cotados para o Brasil no momento, já foi implementado com sucesso em diversos países, como Chile, Peru e Uruguai. Esse avanço em políticas públicas para promover a alimentação saudável nos países da América do Sul cresceu nos últimos anos, para tentar conter o crescimento dos índices de obesidade, diabetes e câncer que, entre outros fatores, têm origem no aumento do consumo de alimentos ultraprocessados.























Comentários