Dia Mundial do Queijo: conheça produções que agregam valor ao leite
- Fabíola Dias
- 21 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

Fresco, cozido, curado, defumado, fabricado com leite de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala. No dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo, iguaria que está presente na culinária mundial, do café da manhã ao jantar.
A produção de queijos artesanais está em plena expansão de Norte a Sul do Brasil. Para garantir a inspeção sanitária, a qualidade e a segurança do produto, o governo criou um selo que garante um produto certificado da ordenha ao consumidor.
Com a demanda crescente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ensina em cursos gratuitos presenciais, online, cartilhas e vídeos como fazer a produção e comercialização de queijos artesanais. Os conteúdos trabalham características dos tipos de queijos nacionais e internacionais e a legislação do mercado para agroindústria.
Entre os temas estão: boas práticas agropecuárias na produção de queijos artesanais; assistência técnica e gerencial para agroindústria artesanal; boas práticas de fabricação; como obter o selo Arte, gestão e gerenciamento da agroindústria; indicação geográfica; assistência técnica e gerencial.
O curso online que a entidade oferece tem acesso neste link, além de mais conteúdos virtuais em CNA Brasil e também cursos presenciais através dos Sindicatos Rurais presentes nos municípios.
Selo Artesanal
O Selo Arte foi criado para assegurar que o produto alimentício de origem animal é elaborado de forma artesanal, garantindo formalização da atividade, possuindo características tradicionais, regionais e culturais. Agora com o selo, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. A Portaria n° 531 de 2022, trouxe regras de como o município solicita a concessão, o modelo a ser seguido conforme a legislação junto ao Ministério da Agricultura.
Fonte: Agro2























Comentários