top of page

Blog Pratic

Suplementos alimentares: novas regras trazem mais segurança

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • 3 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura

Os suplementos alimentares são produtos elaborados para complementar a alimentação e devem estar de acordo com as novas regras específicas de composição e rotulagem. Apresentados em formas farmacêuticas orais (comprimidos, cápsulas, drágeas), são destinados a pessoas saudáveis apenas para suprir o que falta com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos.

Esses produtos estão no mercado há muito tempo. O grande problema era a falta de parâmetros para saber se um produto tinha qualidade e segurança, e como fiscalizar. Com a nova regulamentação, quem quiser produzir suplementos alimentares precisa solicitar o registro na Anvisa e seguir todas as regras estabelecidas na regulamentação. Aqueles que já têm o registro terão cinco anos para se adequar no que for necessário.

Uma das mudanças já está nos rótulos, que não pode apresentar palavras, marcas, imagens ou qualquer outra representação gráfica, inclusive em outros idiomas, que indiquem que o produto possui finalidade medicamentosa ou terapêutica, que o produto contém substâncias não autorizadas ou proibidas, que a alimentação não é capaz de fornecer os componentes necessários à saúde ou que o produto é comparável ou superior a alimentos convencionais. Saiba mais no site Infonet.

 
 
 

Comentários


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page