A volta do glifosato
- Fabíola Dias
- 20 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Proibido no início de agosto, o uso do agrotóxico glifosato voltou a ser liberado pela Justiça em setembro. Esse é mais um capítulo da polêmica que ronda o uso dos defensivos agrícolas, tema que envolve não só agricultura, mas também segurança alimentar, saúde e meio ambiente. Uma série de projetos têm sido apresentados no Senado com o objetivo de alterar a forma como o país aprova, produz e comercializa esses produtos. Mas eles esbarram na falta de consenso entre ambientalistas e ruralistas.
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) aponta que o uso de defensivos agrícolas é fundamental para garantir produtividade no campo e dar conta da demanda crescente de alimentos em razão do aumento da população mundial. Por outro lado, os críticos destacam que Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e muitos dos herbicidas e pesticidas vendidos por aqui estão banidos em outros países.
Diversos projetos estão em análise no Senado Federal, e ainda não se sabe ao certo qual deles será levado a plenário para votação.
Commentaires