10 Itens do seu estabelecimento que precisam se adequar às normas da Vigilância Sanitária
- Fabíola Dias
- 13 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
A Vigilância Sanitária tem o objetivo de zelar pela vida das pessoas através de ações que buscam eliminar ou prevenir riscos à saúde. Por isso, os agentes públicos da Vigilância Sanitária fiscalizam estabelecimentos e os autuam, em caso de irregularidade, com base nas normas e regulamentos determinados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Abaixo estão dez itens que os estabelecimentos que comercializam alimentos devem cumprir:
1- Edificações, instalações, equipamentos, móveis e utensílios devem estar de acordo com a legislação vigente; 2- Correta higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios; 3- Controle integrado de vetores e pragas urbanas; 4- Abastecimento correto de água potável; 5- Correto manejo dos resíduos (lixo); 6- Higiene e bem-estar dos manipuladores de alimentos; 7- Correta seleção das matérias primas, ingredientes e embalagens; 8- Estocagem adequada de matérias primas, produtos acabados e produtos de limpeza; 9- Manutenção dos equipamentos de refrigeração; 10- Manipulação adequada do alimento, armazenamento e transporte.
Todos os itens devem ser documentados e registrados para a correta comprovação aos órgãos fiscalizadores. O Manual de Boas Práticas de Fabricação, mais conhecido como MBPF, e os Procedimentos Operacionais Padrão ou POPs são de fundamental importância para o funcionamento e adequação das empresas.
Precisa adequar seu estabelecimento às Boas Práticas?

Entre em contato: consultoriapratic@gmail.com
Comments