Acordo Mercosul-UE vai beneficiar exportadoras de carnes brasileiras
- Fabíola Dias
- 1 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), anunciado no dia 28 junho, deverá elevar as vendas de carnes brasileiras para o bloco europeu, beneficiando o setor. As condições do acordo, fechadas após duas décadas de negociações, estabelecem uma cota de exportações de carne de frango de 180 mil toneladas em 12 meses, e a viabilização de embarques para carne suína e ovos processados para os europeus, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O acordo também definiu uma cota de 99,9 mil toneladas para a carne bovina do Mercosul, e possibilita redução da tarifa intracota. Para o Presidente da ABPA, o ano de 2019 marca um novo momento para o setor de proteína animal do Brasil, com a possibilidade de embarcar um fluxo maior para um dos mais relevantes mercados consumidores globais.
“Ainda é preciso avaliar qual será o critério de rateio entre os países do Mercosul e entre as empresas nesses países, mas, com certeza, vamos ter aumento nas exportações. No caso da Marfrig, temos a vantagem de ter plantas habilitadas e com perfil exportador no Brasil, Argentina e Uruguai”, disse o CEO da Operação América do Sul da Marfrig, segunda maior empresa de carne bovina do mundo, com operações nos principais países produtores da América do Sul.
Fonte: CarneTec