top of page

Blog Pratic

Setor de leite repudia campanha com 'mamíferos' da Parmalat

  • Foto do escritor: Fabíola Dias
    Fabíola Dias
  • 10 de jul.
  • 1 min de leitura
ree

Uma coalizão de produtores e laticínios brasileiros, incluindo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e a Viva Lácteos, publicou um comunicado veemente em repúdio à campanha publicitária da foodtech chilena NotCo, que, segundo o setor, "difama o leite e desinforma a população".


As entidades exigem a "interrupção imediata da distribuição do conteúdo por parte das plataformas de serviços digitais, obedecendo à orientação de coibição de fake news," e também cobram "providências frente aos danos sofridos pelo setor produtivo."


As peças foram acusadas de "associar o leite a doenças gastrointestinais de forma generalizada, sem embasamento científico ou compromisso com a verdade."


A polêmica começou logo após a veiculação da campanha nas redes sociais. Criado pela agência David, o filme, inspirado no comercial “bebês mamíferos” da Parmalat, sucesso nos anos 1990, aposta no humor e em elementos nostálgicos para sugerir possíveis efeitos negativos do leite de origem animal e apresentar os produtos vegetais da linha NotMilk como alternativa.


Em cena, adultos fantasiados como animais — em alusão direta à campanha da Parmalat — aparecem com desconfortos após consumir leite comum, até descobrirem a versão vegetal da marca. Em nota, o diretor de criação da David disse: "Não estamos dizendo que beber leite é errado, mas não é para todos os mamíferos."


O Conar concedeu uma liminar para a retirada imediata da campanha. A medida, obtida pela EXAME, foi tomada após representação da Lactalis, licenciada da Parmalat no Brasil, que acusa a NotCo de violar direitos autorais, depreciar o leite de vaca e divulgar informações enganosas sobre o alimento.


Fonte: Exame

 
 
 

Comentários


Destaques
Veja todos os posts
Siga a Pratic
  • Grey Facebook Icon
bottom of page