Setor de leite repudia campanha com 'mamíferos' da Parmalat
- Fabíola Dias
- 10 de jul.
- 1 min de leitura

Uma coalizão de produtores e laticínios brasileiros, incluindo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e a Viva Lácteos, publicou um comunicado veemente em repúdio à campanha publicitária da foodtech chilena NotCo, que, segundo o setor, "difama o leite e desinforma a população".
As entidades exigem a "interrupção imediata da distribuição do conteúdo por parte das plataformas de serviços digitais, obedecendo à orientação de coibição de fake news," e também cobram "providências frente aos danos sofridos pelo setor produtivo."
As peças foram acusadas de "associar o leite a doenças gastrointestinais de forma generalizada, sem embasamento científico ou compromisso com a verdade."
A polêmica começou logo após a veiculação da campanha nas redes sociais. Criado pela agência David, o filme, inspirado no comercial “bebês mamíferos” da Parmalat, sucesso nos anos 1990, aposta no humor e em elementos nostálgicos para sugerir possíveis efeitos negativos do leite de origem animal e apresentar os produtos vegetais da linha NotMilk como alternativa.
Em cena, adultos fantasiados como animais — em alusão direta à campanha da Parmalat — aparecem com desconfortos após consumir leite comum, até descobrirem a versão vegetal da marca. Em nota, o diretor de criação da David disse: "Não estamos dizendo que beber leite é errado, mas não é para todos os mamíferos."
O Conar concedeu uma liminar para a retirada imediata da campanha. A medida, obtida pela EXAME, foi tomada após representação da Lactalis, licenciada da Parmalat no Brasil, que acusa a NotCo de violar direitos autorais, depreciar o leite de vaca e divulgar informações enganosas sobre o alimento.
Fonte: Exame























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