Empresas, produtores e pesquisadores unem forças no projeto Carne Carbono Neutro, que torna possível o manejo de rebanhos bovinos zerando a conta da emissão de CO2. As fazendas de pecuária podem sequestrar gases de efeito estufa, apagando a imagem da carne como vilã do meio ambiente.
Mas o que é Carne Carbono Neutro? A CCN é uma marca conceito embasada em protocolos de certificação. Ela consiste em um conjunto de normas que checam o processo produtivo em propriedades, visando atestar que a carne tem seus volumes de emissão de gases de efeito estufa neutralizados.”
Nos sistemas do tipo agrossilvipastoril (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) ou silvipastoril (Integração Pecuária-Floresta), produzir carne pode ajudar o mundo a ter menos gases de efeito estufa, os temíveis vilões que estão deixando o planeta cada vez mais quente e insustentável do ponto de vista ambiental. E com um diferencial do que já é feito hoje: a CCN bebe na ciência, em dados matemáticos, o que é visível a olho nu. Além disso, o sistema também mede a pegada da chamada Carne de Baixo Carbono, que usa apenas a Integração Lavoura-Pecuária, sem a presença da floresta.
Comentários