Como organizar uma geladeira perfeita?
- Fabíola Dias
- 24 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Toda geladeira é bem pensada para armazenar cada tipo de alimento com a melhor eficiência, temperaturas e cuidados específicos para uma melhor conservação. Se você também quebra a cabeça pra encaixar tudo no lugar certo, conheça essas dicas para organizar a geladeira da forma certa.
Gaveta superior
Esse o compartimento extra frio é ideal para conservar frios e laticínios, como iogurtes e queijos, além de gelar bebidas mais rápido e sem congelar. Também pode ser usada para carnes. Nunca lave a carne antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.
Frango: 2 dias
Peixe: 1 dia
Frios: 3 dias
Primeira prateleira
A primeira prateleira é ideal para você armazenar ovos – nunca coloque-os na porta, pois a constante mudança de temperatura pode acabar estragando-os – e sobras de alimentos, que devem ser armazenadas em potes com tampa e nunca na panela. Não guarde o iogurte com a colher que você usou, ou as bactérias da sua boca farão a festa.
Manteiga: 3 dias
Iogurte: 1 dia
Sobras: 1 a 2 dias
Ovos: 15 a 30 dias
Segunda prateleira
Na segunda prateleira você pode guardar, leite, doces, alimentos enlatados, garrafas de suco, vinho e alimentos que não precisam de máxima refrigeração. Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar – por isso, coloque os enlatados em potes. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado, não deixe restos na geladeira. Não guarde o leite por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.
Doces: 3 dias
Enlatados: 3 dias
Leite: 2 dias
Pudim: 3 dias
Gaveta
Presente na parte inferior das geladeiras, o gavetão tem a temperatura e umidade ideais para o armazenamento de frutas, legumes e verduras. Lave as folhas em água corrente e descarte as estragadas. Os temperos costumam ficar escuros por causa do frio, por isso devem ser guardados em sacos de papel ou recipientes forrados com papel-toalha.
Legumes e frutas: 3 a 7 dias
Verduras e temperos: 2 a 3 dias
Porta
Na porta, o indicado é guardar molhos como os de tomate, pimenta, inglês, ketchup, mostarda, maionese e garrafas de refrigerante. Lugar de vinagre também é na geladeira. Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação de bactérias. Água vai num recipiente fechado e de vidro. Cervejas devem ser tomadas de uma só vez.
Vinagre: 6 meses
Molhos: 20 a 30 dias
Refrigerante: 1 a 2 dias
Fonte: Superinteressante e Consul
Comments